Nos ambientes corporativos se pergunta muito qual é o perfil de uma empresa contemporânea, quais as características que devem ser atendidas. A preocupação ambiental e o trabalho com índices de sustentabilidade aparecem cada vez mais em destaque entre os predicados apontados por pesquisas e especialistas de gestão. Além de colocar frente a frente quem tem e que busca tecnologias e soluções ambientais, a Fiema Brasil tem como uma de suas missões apresentar cases que tenham essas características, pois são retratos de negócios voltados ao futuro economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo. Entre cases com esse perfil que estarão presentes da edição 2010 da feira, um que já confirmou participação é a Bressan Inovações Ambientais. A empresa, que tem como negócio a recuperação, reciclagem e comercialização de tambores plásticos e bombonas, estrutura toda a operação de forma ecológica e está envolvida em uma série de ações socioambientais na região da Grande Porto Alegre (Canoas - RS). Para se ter uma idéia disso, a Bressan tem em funcionamento sistemas de tratamento de efluentes e de resíduos sólidos e mantém uma área de preservação junto à empresa.A seguir confira uma entrevista com o diretor executivo da empresa, Diego Bressan:
- Qual o momento atual da Bressan e quais os principais projetos em curto prazo? Nosso momento atual é de grandes expectativas, pois estamos duplicando nossa linha de produção bem como o tratamento de efluentes. Também estamos engajados em um projeto de educação socioambiental chamado Programa Preservi, que está sendo desenvolvido pela Bressan em parceria com a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef). Além disso, estamos desenvolvendo dois projetos inovadores no nosso Estado (Rio Grande do Sul), que em breve serão apresentados. Eles seguem a linha de raciocínio, ineditismo e sustentabilidade dos trabalhos de higienização de latas de tinta e de frascos de lubrificantes (esses materiais seguem para prensagem ou moagem e são reutilizados depois).
- Como a empresa está percebendo o cenário ambiental atual? É de expansão na preocupação ambiental e da sustentabilidade? A utilização consciente e a reutilização dos recursos hídricos na industria são fundamentais para o meio ambiente e para as próprias empresas. A Bressan investe em tecnologia e em programas para maximizar a eficiência de uso da água, reduzir o desperdício e também para seu reuso. Hoje, a empresa já se tornou exemplo com seu projeto de captação da água da chuva por meio de seus telhados e por alcançar 100% de reuso de água na sua fábrica. Esse projeto é mais que uma vitória para nós, é um estímulo para continuar investindo em meio ambiente.
- Tecnologicamente, o que há de novo no setor? Nossa empresa está equipada com a mais nova tecnologia em tratamento de tambores e resíduos sólidos, além de tecnologia fora de linha de produção. Somos pioneiros na região Sul no uso, por exemplo, de um sistema com granalha de aço. O processo enclausura os tambores e evita a geração de pó (emissão atmosférica).
- A Bressan volta a ser expositora na Fiema Brasil. O que representou a participação anterior e o que o grupo espera da feira de 2010? A Bressan participa desde a primeira edição da feira e sempre obtivemos sucesso em todas, esperamos superar nossas expectativas para o ano de 2010, quando iremos levar todos os novos projetos que estamos trabalhando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário